Textos Reflexivos

Não fuja de você!

Por: Thaís Malucelli Amatneeks

Não fugir se si mesmo e das suas experiências emocionais é um dos princípios básicos da Terapia de Aceitação e Compromisso. Criada por Steven Hayes, essa terapia trabalha com a Flexibilidade Psicológica. Hayes indica que essa característica prevê o desenvolvimento de patologias ligadas a saúde mental, bem como sua gravidade e sua cronicidade.

A terapia trabalha com a ideia de abertura emocional, que prega a importância de não fugirmos das emoções e sentirmos aquilo que está lá para ser sentido, mesmo quando o sentimento for difícil. A ideia é ser capaz de olhar para os seus pensamentos e sentimentos, e não a partir deles, em momentos que estamos envolvidos demais e impossibilitados de enxergar as demais possibilidades.

Na palestra TEDx Talk intitulada Psychological flexibility: How love turns pain into purpose (tradução livre: Flexibilidade Psicológica: Como o amor torna a dor em um propósito), Steven conta um pouco sobre esse estilo de olhar ao ser humano, em conjunto com suas experiências pessoais e resultados de como isso afeta sua própria vida.

Assista: 

https://www.youtube.com/embed/o79_gmO5ppg

Leave a Reply

Theme by Anders Norén