Cotidiano

Dia Mundial do Rim 2019: Saúde dos Rins para Todos!

Por Luiza Helena Raittz Cavallet

 

A Doença Renal é uma condição silenciosa: os primeiros sintomas só aparecem quando a doença está em estágio avançado. Os sintomas podem ser cansaço, inchaço, insônia, falta de apetite, anemia, coceira etc. Porém, mesmo quando não existem sintomas, pode haver algum grau de perda da função renal o que faz com que muitas pessoas tenham a doença e não saibam disso. A doença possui 5 estágios e quando detectada em seu início o seu avanço pode ser controlado. Sem a detecção precoce e o tratamento em estágios iniciais a perda da função dos rins pode ser acelerada e a necessidade de realizar diálise ou transplante renal é antecipada.

Os números são alarmantes!! A doença renal é um problema mundial de saúde pública. Mas de 10% das pessoas no mundo apresentam alguma disfunção nos rins. A estimativa é de que 850 milhões de pessoas no mundo tenham doença renal. Este número é aproximadamente quatro vezes a população do Brasil em março de 2019 (Fonte). A previsão para os próximos 10 anos é um crescimento de 17%.

O número de mortes associadas à doença renal crônica também é significativo, 2,4 milhões de mortes por ano (1 morte a cada 14 segundos, aproximadamente). Atualmente, esta é a 6ª causa de morte que mais cresce. A doença também traz impactos importantes para o país em termos financeiros e, principalmente, afeta a qualidade de vida e a saúde mental dos pacientes e familiares que convivem cotidianamente com suas dificuldades.

Diante disso, é fundamental que todos se engajem na prevenção da doença! O que podemos fazer?

  • Manter consultas e exames em dia. Os principais exames que detectam alterações nos rins são o exame de urina e o exame de sangue (creatinina).
  • Cultivar hábitos saudáveis: praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação, não fumar etc.
  • Beber água!! A hidratação adequada é muito importante para auxiliar o funcionamento dos rins.
  • Controlar a pressão e o diabetes! Estas são as principais causas da doença renal crônica.
  • Não se automedicar!! Muitas pessoas ainda tem o hábito que usar medicações sem recomendação médica. Sem o acompanhamento profissional, os remédios podem ser nocivos para os rins!
  • Atenção redobrada àqueles que fazem parte do grupo de risco para Doença Renal: hipertensos, diabéticos, obesos e quem possui histórico familiar de doença renal ou cardiovascular.
  • Levar estas informações ao maior número de pessoas possível!

 

O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa da Sociedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim para a conscientização da população sobre a doença renal. Diversas Instituições no mundo todo se envolvem na campanha, inclusive a Fundação Pró-Renal. A Instituição tem em sua missão o compromisso com a prevenção da doença renal crônica e desenvolve campanhas de saúde há 14 anos.

Neste ano, o tema da campanha mundial é “Saúde dos rins para todos” e a Pró-Renal realizou diversas ações desde o início do ano. Nesta semana, a equipe Pró-Renal esteve no 20º Batalhão da Infantaria de Curitiba e nos Hospitais do Exército, de São José dos Pinhais e no São Vicente palestrando sobre a prevenção da doença renal. Foram promovidas também ações abertas ao público. Dia 14/03  ocorreu uma mobilização no Centro de Curitiba (Boca Maldita) com orientações da equipe e no dia 15/03 no SESC da esquina foram realizadas orientações e exames de detecção precoce da doença.

Ainda no mês de março, ocorrerão mobilizações e orientações dia 21 na Rua da Cidadania Cajuru (9h às 12h) e dia 29 na Masterfarma em Colombo (Jardim Verde – das 14h às 18h). Fique ligado e acompanhe os eventos!!

 

Fontes:

http://www.diamundialdorim.org.br/

www.pro-renal.org.br

 

Leave a Reply

Theme by Anders Norén