Pesquisas Científicas

Artigo Publicado – Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para Avaliação Cognitiva na Doença Renal Crônica

No último mês , foi publicado o artigo “Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para avaliação cognitiva na doença renal crônica: uma revisão sistemática” no Jornal Brasileiro de Nefrologia. A produção foi realizada por uma das psicólogas do setor, e tem como objetivo analisar a aplicabilidade do MoCA na população com Doença Renal Crônica.

O artigo baseado no protocolo PRISMA, revisou 16 estudos empíricos que abordam o comprometimento cognitivo na doença renal crônica utilizando o instrumento MoCA. Os estudos analisados demonstram três principais funções de aplicabilidade do MoCA para o contexto, sendo elas: 1) estimar a prevalência de comprometimento cognitivo na população; 2) utilizaro MoCA como ferramenta de mensuração cognitiva para estratégias de intervenção ou exposição; 3) comparar o MoCA a outros instrumentos para rastreio cognitivo.

O estudo demonstrou a necessidade de estudos mais completos sobre pontuação e adaptação do MoCA nas diferentes versões. E evidenciou a eficiência do uso nos diversos estágios e modalidades de tratamento da doença.

O artigo pode ser lido na versão completa pelo site Scielo do Jornal Brasileiro de Nefrologia, neste link.

Leave a Reply

Theme by Anders Norén