Cotidiano

Outubro Rosa – Vamos falar sobre isso?

Por: Thaís M. Amatneeks

O outubro rosa é uma ação de saúde realizada desde a década de 1990. É uma das campanhas de conscientização de saúde mais abordadas ao redor do mundo. Sua função é conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Conhecido como um mês de saúde voltado às mulheres, o uso da cor rosa vem como forma de alerta. Nesta época são realizadas campanhas para o autoexame e consultas médicas.

No ano de 2018, a campanha tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. Pretende-se dessa forma fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha ressalta que é de extrema importância a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Para as mulheres de 50 a 69 anos recomenda-se a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. É importante saber e contar para “as mulheres de suas vidas” que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Nos casos em que o tratamento medicamentoso é a quimioterapia, é muito comum a queda dos cabelos das pacientes. Além de carregar consigo o peso de uma doença grave, a mudança na autoimagem pode impactar muito quem está em tratamento. Pensando nisso, muitos locais realizam a coleta de lenços para a doação às mulheres com câncer.

Fazem parte dessa ação os seguintes projetos:

Associação das Amigas da Mama

Foi fundada em agosto de 2001, através da união de mulheres que vivenciaram o câncer de mama, que se conheceram através do convívio durante o tratamento contra a doença. Hoje, as voluntárias revertem a experiência que tiveram com a doença em prol de outras mulheres que estão enfrentando a mesma situação e que precisam de apoio para que possam enfrentar a doença com mais força.

Banco de Lenços – Flávia Flores

É uma unidade de ação do Instituto Quimioterapia e Beleza. Ao arrecadar os lenços, o objetivo é entregar alegria, colocando lindos lenços ao alcance de pacientes em tratamento de câncer.

A melhor forma de se cuidar é prevenindo-se. Faça o autoexame regularmente!

Leave a Reply

Theme by Anders Norén