Cotidiano

A Doação de Órgãos: Uma Vida Salvando Muitas

Fonte Imagem: https://ru.pngtree.com/freepng/helpful-icons_3484463.html

 

Por: Luana Santi

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), no Brasil, a cada oito pessoas em condições físicas e biológicas de ser um doador, somente um é notificado. A principal questão envolvida nesta problemática é a não autorização da família, uma vez que no Brasil não são necessários documentos que denotem a decisão do indivíduo em doar seus órgãos. A doação é autorizada pelos familiares do possível do doador.

Em algumas situações, o maior receio da família é de que a aparência do doador seja danificada. Por isso, é importante informar que após o procedimento de extraída dos órgãos, o corpo é devidamente restaurado.

Doação de orgãos f2

Fonte Imagem: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/27/27.09.2017. Doacao%20de%20orgaos%20e%20Transplantes_FINAL.pdf

 

A taxa de doação de órgãos no país é bastante baixa se comparada a lugares como a Espanha, por exemplo. Para reverter essa realidade é importante que a temática faça parte dos debates cotidianos; seja nas escolas, reuniões familiares, etc. Trata-se de uma discussão importante, visto o número de vidas que podem ser salvas através de um único doador.

Como funciona o transplante em caso de doador cadáver?

Após comprovado o quadro de morte encefálica, pode-se doar os seguintes órgãos: córneas, coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem. Em vida, pode-se doar: Rim, medula óssea e parte do fígado ou pulmão (para doação a não familiares é necessária uma autorização judicial).

Doação de orgãos f3

Fonte Imagem: http://www.abto.org.br/abtov03/default.aspx?mn=477&c=918&s=0&friendly=doaca#abto4

 

De acordo com a ABTO, a região que mais realizou transplante renal (nas modalidades doador vivo e cadáver) em 2017, foi o estado de São Paulo. Entre Janeiro e Março do ano mencionado foram realizados 525 procedimentos. Enquanto que no Estado do Paraná foram realizados 111 transplantes.

Reflita a respeito! E comunique a família a respeito da sua decisão!

 

REFERÊNCIAS

Centrais de transplantes no brasil, 2016. Disponível em: http://www.adote.org.br/seja-um-doador

ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Disponível em: http://www.abto.org.br/abtov03/default.aspx?mn=477&c=918&s=0&friendly=doaca

ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Disponível em: http://www.abto.org.br/abtov03/Upload/file/RBT/2017/2017_leitura_1T.pdf

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Theme by Anders Norén