Cotidiano, Textos Reflexivos

Autoconhecimento: o movimento de refletir sobre si

Por:  Psic. Debora Berger Schmidt

“Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.”

Essa é uma frase de Sigmund Freud, considerado o pai da Psicanálise. Freud foi um médico estudioso da mente, que viveu e morreu no último século, e que nos ensinou muito sobre as relações humanas.

 

Na frase citada acima Freud quer dizer que muitas vezes quando uma pessoa fala de outra pessoa, na realidade, ela está falando muito mais de si mesma. Isso significa que, em um determinado momento de nossa vida, é interessante analisarmos o que temos falado aos outros, os conselhos que temos dados, e as críticas que temos construído: será que no fundo do nosso inconsciente, não estamos falando de nós mesmos? Será que todas essas considerações não valem para nós mesmos?

 

Autoconhecimento

 

Refletir sobre si mesmo nem sempre é fácil. Muitas vezes estamos mais envolvidos com o nosso externo: a vida que acontece fora de nós. A forma com que os outros nos tratam, a maneira com que a vida nos oferece algumas rasteiras. Muitas vezes seguimos muito ocupados para compreender mais de nós mesmos. Entretanto, vale a pena investir em se conhecer, pois o autoconhecimento pode trazer diversos efeitos benéficos em nossas vidas.

 

Leave a Reply

Theme by Anders Norén